Logo Reparos em Geral - Doutores do Reparo
Elétrica Hidráulica Pintura Alvenaria

5 testes para detectar se existem vazamentos em sua residência

5 testes para detectar se existem vazamentos em sua residência - Blog Doutores do Reparo

A crise hídrica acaba gerando um aumento exponencial nas contas, isso proporciona uma grande preocupação entre os consumidores. Além disso, esse é um recurso finito que devemos nos conscientizar para que os gastos sejam menores. Sendo assim, vazamentos são um problema que causa inúmeros prejuízos. 

Pensando nisso, separamos um material voltado para conhecer testes fáceis e rápidos que contribuam na detecção de possíveis vazamentos. Mofos, infiltrações e manchas são indicativos claros, no entanto, hoje vamos citar outros indícios.

Vamos lá?

Saiba agora como detectar vazamentos

Mesmo com os cuidados diários em uma casa para que a economia de água seja maior, pode acontecer das contas simplesmente não diminuírem! Isso acontece quando temos um ponto de vazamento não identificado ou mesmo em construções muito antigas e a própria tubulação acaba desgastando.  

Para te ajudar, separamos alguns tópicos para te ajudar a identificar. Confira abaixo:

Vaso sanitário

Iniciamos com um dos testes mais simples para ser realizado, se você é daqueles apaixonados por café ajuda a facilitar esse processo. Providencie um pouco de borra e jogue dentro do vaso, o ideal é que o conteúdo se acumule no fundo. 

Se não for o caso, então temos um vazamento nesta região, na caixa de descarga ou na válvula. Inclusive se a saída de água da descarga for em direção a parede, ou seja, a parte de trás do vaso é preciso fazer o teste de esgotamento, se a bacia voltar a acumular água temos um vazamento. 

Checagem de hidrômetro

O hidrômetro nada mais é do que um aparelho também conhecido como relógio de água, utilizado pelos profissionais para fazer a medição da conta. Para essa checagem basta deixar os registros da parede ligado e fechar todas as torneiras equipamento que utilizam a rede canalizada de água. Anote o valor do relógio, indicado pelo maior ponteiro e em seguida suspenda o uso por uma hora. Se esse mesmo ponteiro mudar de posição é porque há um vazamento!

Torneiras

Assim como o vaso sanitário, as torneiras têm um vazamento simples de ser identificado, seja com gotejamento ou mesmo saindo na lateral. Nesta situação, é necessário que se faça a troca de parte do material, ou seja, o “courinho” ou borracha da entrada do cano.

O processo de gotejamento pode causar um prejuízo de 46 litros por dia se não for ajustado devidamente.

Canos alimentados pela caixa d’água

Para verificar o vazamento de um cano, faça o fechamento de todas as torneiras, e aparelhos que possam utilizar água, incluindo a torneira boia e não utilize os sanitários da casa. Depois desse procedimento faça uma marca bem no nível da água dentro da caixa mesmo. Se a água baixar é um sinal de vazamentos e deve ser averiguado. 

Reservatório subterrâneo de água

Nesse caso, providencie o fechamento do registro de saída do reservatório e a torneira de boia, para que não saia qualquer resquício de água por esse canal.  Marque com algo o reservatório no nível da água e deixe por uma hora. Após esse tempo verifique se a água baixou, se sim há um vazamento presente. 

Para mais dicas imperdíveis continue acompanhando o blog da Doutores do Reparo para não perder nada!

Logo Rodapé - Doutores do Reparo - Reparos em Geral

Menu Rápido

Quem Somos

Blog

Elétrica

Hidráulica

Pintura

Alvenaria

Contatos

Quem Somos

Orçamento

 (48) 9 9648-3357

Envie-nos um E-mail

Redes Sociais