Logo Reparos em Geral - Doutores do Reparo
Elétrica Hidráulica Pintura Alvenaria

Curto-circuito: Saiba como evitar

Curto-circuito: Saiba como evitar

Algo comum de se encontrar em uma residência é a instalação elétrica, sendo algo essencial para o funcionamento de qualquer eletrônico. Com isso, acabam acontecendo diversos acidentes como os famosos curtos-circuitos. Esses podem acontecer por desgaste da fiação ou descuido dos proprietários. Sendo assim, a manutenção é de grande importância. 

Acompanhe no artigo de hoje tudo sobre o assunto, entenda como evitar que isso aconteça e, principalmente, o que desencadeia algo pior como um incêndio. 

Boa leitura!

O que é um curto-circuito?

O verdadeiro curto-circuito acontece justamente quando a fiação acaba sendo danificada ou exposta. Em geral, quando a corrente elétrica completa o seu caminho em um período mais curto do que o original. Em suma, é natural que quando há um escape de eletricidade ele tente retornar a terra. 

Uma falha na conexão ou na fiação pode desencadear um curto-circuito. Com isso, se um fio fase estiver danificado, a corrente irá seguir um caminho mais curto, seja por um fio neutro ou outro fio fase.

Dependendo se estiver próxima a um local metálico é de extremo problema. Afinal, só se sabe que o objeto está eletrizado quando se encosta nele e, assim, acaba acontecendo o inevitável. 

Existe também a falha de aterramento que basicamente é quando um fio fase entra em contato com o fio-terra ou mesmo com caixa metálica aterrada e componentes próximos.

Nesse caso não há tantas chances de acontecer um incêndio, mas grandes probabilidades de ocorrer um choque. Já que a resistência cai, instantaneamente liberando uma quantidade grande de corrente elétrica.

Saiba como evitar que isso aconteça

É imprescindível que faça uma manutenção periódica da fiação elétrica, desse modo, você conseguirá identificar possíveis falhas e, assim, até mesmo evitar acidentes mais sérios. Existem alguns casos que são mais frequentes e que ao cuidar dessas situações pode contribuir para um cuidado maior em sua residência.

Pode acontecer de animais como ratos e pássaros acabarem roendo os fios, e desse modo, é necessário que se faça uma manutenção. Assim como, os próprios aparelhos da casa quando conectados a fonte de eletricidade, como a tomada, se tornam uma extensão da fiação, com isso, problemas do aparelho ou mesmo se o fio estiver defeituoso pode acontecer um curto-circuito.

Outro fator seria o isolamento de fio que já está mais velho e sem mudança, pode contribuir para que a fiação já antiga não mostra defeitos quando vistos de fora. Sendo assim, existe o risco de condutores já danificados se tocarem dentro desse objeto, causando assim, o inevitável curto-circuito.

Grampos sem isolamento e parafusos podem causar a deterioração dos fios e, assim, danificá-los. O ideal seria cuidar para que eles não estivessem expostos. Por último temos os fios de tomada ou mesmo de interruptores mal instalados, esse pode se soltar e assim causar um curto-circuito.

O que fazer caso ocorra um curto-circuito?

Agora que já compreendeu do que se trata e como evitar que isso ocorra, é imprescindível que saiba como cuidar se caso acontecer essa situação na sua residência. Afinal, esse tipo de situação pode gerar perdas maiores como um incêndio. 

Procure sempre tomar medidas para que os danos sejam menores, ou seja, se ligar um aparelho e sentir um cheiro de queimado procure fazer o desligamento imediato e já retire da tomada. 

Verifique o aparelho e faça a inspeção se esse incidente aconteceu por culpa do próprio equipamento ou se foi algo relacionado a fiação. Procure cuidar de ambas as partes para não ocorrer o mesmo problema. 

Caso o curto-circuito causar um incêndio não entre em pânico, é necessário ter calma para que os integrantes da casa e mesmo os móveis sejam afetados o mínimo possível. Desse modo, nunca jogue água sobre a fiação afetada, isso pode causar um aumento dos choques elétricos. 

O mais recomendado é fazer o uso de um extintor de incêndio seco, se não tive um ao seu alcance, o melhor a se fazer é desligar a chave geral. Assim, para apagar o que se iniciou se for algo pequeno utilize formas de extinguir o oxigênio. Ou seja, utilize um cobertor para abafar todo o fogo. 

Quando estiver com suspeita de um curto-circuito, ou se precisar de uma manutenção feita por profissionais adequados, entre em contato com a Doutores do Reparo. Somos uma empresa especializada para cuidar de todos os problemas da sua rede elétrica ou hidráulica. 

Portanto, procure fazer a revisão e manutenção preventiva de toda a rede elétrica da sua casa, não deixe de cuidar para não haver nenhum imprevisto. Gostou do conteúdo de hoje? Para conhecer mais do assunto continue acompanhando o nosso blog!

Logo Rodapé - Doutores do Reparo - Reparos em Geral

Menu Rápido

Quem Somos

Blog

Elétrica

Hidráulica

Pintura

Alvenaria

Contatos

Quem Somos

Orçamento

 (48) 9 9648-3357

Envie-nos um E-mail

Redes Sociais