Logo Reparos em Geral - Doutores do Reparo
Elétrica Hidráulica Pintura Alvenaria

Dicas para a instalação do chuveiro elétrico

Dicas para a instalação do chuveiro elétrico

A instalação de um chuveiro elétrico pode ser um “bicho de sete cabeças” se não conhecer dicas práticas para sua realização. Foi pensando nisso que separamos um passo a passo simples para quando fizer a instalação de um chuveiro na sua residência sem complicação. 

Assim como, dicas de uso, tudo para que a durabilidade e resistência permaneçam com um bom funcionamento pelo máximo de tempo possível. Acompanhe abaixo tudo que precisa saber para colocar um chuveiro em sua casa com maestria e sem problemas futuros. 

Boa leitura!

Como fazer uma instalação de chuveiro elétrico?

Inicialmente, a instalação de um chuveiro deve ser feita com certa cautela, afinal, estamos mexendo com a fiação do local. Sendo assim, é necessário que o local tenha uma passagem de água e um ponto elétrico para a realização do trabalho.

Após isso, com os fios amostra utilize um detector de tensão para saber exatamente qual a função de cada fio. Ou seja, qual é o fio ativo ou fase e qual é o neutro. E, claro, não se esqueça de desligar a energia quando for começar a trabalhar na instalação. 

Logo em seguida, pegue a haste prolongada, essa que vai fazer a ligação entre o cano de água e o chuveiro, e passe um item conhecido como veda-rosca. Este como o próprio nome sugere é uma fita de vedação para tubulações, ela deve ser colocada na rosca de entrada do cano e do próprio chuveiro. Tudo isso para que a água não escape por outras saídas. 

Prenda bem a parede e faça um teste ligando para se certificar que tudo está acontecendo conforme o esperado. Em seguida, já aproveite para ligar os fios uns nos outros, conectando os dois brancos do chuveiro com os da parede de forma que fiquem bem presos.  Depois prenda com fita isolante para não ter nenhuma complicação. 

Em geral, o chuveiro já vem com um fio terra para auxiliar quanto as descargas de energia, entretanto existem fiações que não possuem esse terceiro fio para aterramento. Sendo assim, prenda de modo que fique longe dos outros fios. Por último acrescente o chuveiro em si à haste rosqueando até o final. 

É preciso destacar que quando terminar, o teste para averiguação de todo o processo deve ser feito com o chuveiro desligado. Afinal, seu funcionamento depende inteiramente da água dentro dele. Então, abra o registro, verifique se todas as vedações estão de acordo e, após isso, com a “caixa” cheia, faça o teste com a energia ligada. 

Dicas complementares

Quando vamos fazer uma instalação de chuveiro elétrico é necessário conhecer o ponto de luz que disponibilizamos para esse local. Ou seja, se você colocar um aparelho 127V ou 110V em uma “tomada” 220V pode danificar ou mesmo queimar o seu equipamento.

Para que isso não aconteça é necessária a utilização de um multímetro que irá identificar qual é o tipo de voltagem e, assim, o procedimento pode ser feito sem maiores problemas. 

Referente ao uso do próprio chuveiro, procure fazer a sua utilização com consciência, sendo assim, banhos muito prolongados em alta temperatura acabam comprometendo a estrutura do equipamento e, ainda, tem um gasto excessivo de água e energia sem necessidade. 

E aí? Gostou do conteúdo de hoje? Agora que conhece tudo sobre instalação de chuveiros elétricos pode fazer uma troca sem complicação. Continue acompanhando o blog da Doutores do Reparo para ter acesso a dicas imperdíveis da área elétrica e hidráulica. 

Logo Rodapé - Doutores do Reparo - Reparos em Geral

Menu Rápido

Quem Somos

Blog

Elétrica

Hidráulica

Pintura

Alvenaria

Contatos

Quem Somos

Orçamento

 (48) 9 9648-3357

Envie-nos um E-mail

Redes Sociais