Dicas Para Reformar sua Casa
Planeje os gastos para a reforma da sua casa
Antes de iniciar as obras, você deve procurar referências dos profissionais que serão contratados. Pesquise os valores para verificar se o investimento programado será suficiente para a execução, escolha uma pessoa (profissional ou morador) para ser responsável pelo gerenciamento das atividades e investigar os possíveis riscos para o imóvel, além de pesquisar quais são as regras impostas pelo condomínio (em caso de prédios).
Um planejamento detalhado e com todas as necessidades ajuda a reduzir o risco de gastos extras e atrasos. Ao planejar a reforma da sua casa, procure dividir o processo em etapas. Assim, você consegue controlar o gasto de tempo e dinheiro de cada parte da obra. E se alguma coisa estiver fora do planejado, você consegue perceber e mudar.
Além disso, para evitar que os custos da obra saiam do controle, você precisa definir um limite de gastos, pesquise os preços de materiais, faça orçamentos e negocie muito! Considere também os gastos extras, como água e luz.
Crie um cronograma e contrate um profissional
Tenha em mente todo o planejamento de reforma também é importante para saber se você precisará contar com a orientação de um profissional habilitado. Algumas alterações estruturais, como a remoção de paredes, só podem ser realizadas sob a supervisão de um arquiteto ou engenheiro, a fim de garantir a segurança técnica e legal da reforma de casa.
No caso de reformas simples como pintura, instalação de forro de gesso e troca de piso, você não precisará desse acompanhamento. Porém, é extremamente importante contratar um pedreiro de confiança, assim como bons eletricistas, bombeiros hidráulicos, gesseiros e pintores.
Para você ter um controle do tempo e evitar atrasos, é necessário fazer um cronograma. Coloque prazos possíveis de serem cumpridos, determine datas de início e final das etapas. Marque em um calendário o que precisa ser feito em cada etapa de trabalho, para isso, pergunte ao profissional contratado quantos dias serão necessários para pintar, para lixar ou para fazer uma parede.
Conhecer as tendências e comprar materiais de qualidade
Procurar conhecer as tendências de decoração vão auxiliar na hora de escolher as tintas, pisos, revestimentos e itens decorativos. Permitirá, também, que você fique por dentro de novas tecnologias e materiais, que, além de beleza e de conforto, trarão modernidade, economia e praticidade ao seu dia a dia.
Comece sempre pelo básico: decida o estilo da sua decoração, faça uma lista de tudo o que você deseja, busque referências, leia e pesquise sobre os melhores lugares para encontrar os melhores preços.
Compre sempre materiais de qualidade, pois uma economia que pode trazer mais problemas, transtornos e dor de cabeça é com a qualidade dos materiais. Não adianta comprar materiais de construção baratos, mas que terão que ser trocados em pouco tempo. Pior ainda é não garantir a proteção e cuidado com seu imóvel e sua família.
Não se esqueça dos imprevistos
Imprevistos em uma obra podem acontecer. Pode ser um imprevisto pequeno, como a quebra de um azulejo após a troca de uma pia, uma escada que acerta o lustre da sala, ou mesmo algo maior, como um cano perfurado. Uma forma de evitar que alguns imprevistos aconteçam é manter o ambiente sempre organizado e livre de excessos de sujeira.
Outro passo fundamental antes de começar a reforma de casa é definir se você e sua família continuarão morando no local. Caso decidam sair, é necessário resolver onde vão ficar: em uma pousada, um apartamento de aluguel ou na casa de familiares. Essa decisão deve ser tomada de acordo com suas possibilidades financeiras e do tempo previsto para a duração da obra, além da conveniência e comodidade desejada durante o período.